O que é o pecado? É desobedecer às ordens de Deus.

PARA SERMOS SALVOS, PRIMEIRO DEVEMOS RECONHECER QUE SOMOS PECADORES

Assunto pecado:

< Marcos 7:8-9 >
“Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição .”
< Marcos 7:20-23 >
E dizia: o que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicidios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a basfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.”

Antes de mais nada, gostaria de definir o que é o pecado. Há pecados definidos por Deus e há também pecados definidos pelos homens. A palavra ‘pecado’ em grego significa ‘perder o alvo,’ isto é, “não entender corretamente.” É pecado não obedecermos corretamente as ordens de Deus.
O que é o pecado?
É desobedecer às ordens de Deus.
Avaliamos os pecados de acordo com a nossa consciência. Isto é, não como uma ofensa contra os Mandamentos de Deus, mas julgamos de acordo com o nosso conhecimento, o coração e a consciência – o pecado é julgado por cada pessoa individualmente. Por isso, uma mesma ação pode ser ou não considerada pecado, dependendo do critério de cada pessoa. Esta é a razão pela qual Deus nos deu 613 artigos da Lei para serem usados como padrão no julgamento. O diagrama abaixo ilustra os pecados do homem.
Lei de Deus
A consciência do homem Normas sociais, moralidade.
Leis nacionais, leis civis
Sendo assim, nunca devemos estabelecer nosso critério de acordo com nossa consciência. O pecado da nossa consciência não está de acordo com o que Deus definiu como pecado. Portanto, não devemos escutar nossa consciência, pelo contrário, devemos agir com base nos Mandamentos de Deus.
Cada um de nós tem seu próprio conceito sobre o pecado. Alguns consideram-no como a própria falha e outros como atitudes horrendas. Na Coréia, por exemplo, as pessoas cobrem os túmulos de seus pais com grama e consideram como obrigação mantê-la cortada e tomar conta desses túmulos, até que elas mesmas morram. No caso de uma tribo primitiva de Papua Nova Guiné, as pessoas honram seus parentes falecidos, compartilhando e comendo o corpo destes (não tenho certeza se as pessoas cozinham o corpo antes de comer); parece que isso é para prevenir o corpo da decomposição pelos insetos. Esses costumes ilustram que os conceitos humanos sobre o pecado e sobre o que é certo podem variar muito.
A Bíblia, no entanto, nos diz que pecado é desobedecer as ordens de Deus: “Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes, ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição”(Marcos 7:8-9). Deus não se importa de como parecemos por fora. Ele olha para o centro do nosso coração.

O CRITÉRIO PESSOAL É PECADO DIANTE DE DEUS
Qual é o pecado mais grave?
É desrespeitar a Palavra de Deus!

 Pecado diante de Deus é falhar em viver de acordo com Sua vontade e não crer em Sua Palavra. Deus disse que é pecado viver como os fariseus que rejeitaram os Mandamentos de Deus e deram mais importância às suas instruções tradicionais. Jesus os considerou hipócritas.


“Em que Deus você crê? Você realmente Me reverencia e respeita? Você se gaba do Meu nome, mas verdadeiramente Me honra e respeita?” As pessoas olham apenas para a aparência e desrespeitam a Palavra dEle. Isto é pecado aos Seus olhos. Você está ciente disso? Esse é o pecado dos pecados.
Nossas fraquezas são apenas erros, meras transgressões. Os erros e os males que cometemos devido nossa imperfeição, não são pecados fundamentais e sim faltas. Deus distingue pecados de faltas. Aqueles que desrespeitam Sua Palavra são pecadores, mesmo que não tenham faltas. Eles são grandes pecadores diante de Deus. Essa é a razão porque Jesus acusou os fariseus.

No Pentateuco, de Gênesis a Deuteronômio, há Mandamentos que nos falam o que fazer ou não fazer. Eles são a Palavra de Deus, os Seus Mandamentos. Talvez sejamos incapazes de cumprí-los ou de guardá-los integralmente, mas temos que reconhecê-los como Palavra e Mandamentos que Deus nos deu desde o inicio; portanto aceitemo-los como de fato são.

“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” “Disse Deus: Haja luz, e houve luz” (Gênesis 1:1 e 3). Ele criou tudo e estabeleceu a Lei.
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e o Verbo era Deus”(João 1:1, 14). Como, então, Deus se revela a cada um de nós? Deus é a Palavra e o Espírito, Ele se revela através dos Seus Mandamentos. Como chamamos a Bíblia? Nós a chamamos de Palavra de Deus.

A Palavra de Deus diz: “Negligenciando o Mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.” Há 613 artigos da Lei que dizem: faça isso, não faça aquilo, honre aos pais … etc.
No livro de Levítico, dentre outras coisas, diz-se sobre as obrigações dos homens e das mulheres; o que fazer quando um animal doméstico cai num poço … Por serem palavras divinas, precisamos observá-las com atenção para obedecermos a Deus e, mesmo que não sejamos capazes de cumprir todas as Suas Leis, temos no mínimo que reconhecê-las como sendo de Deus.

Há alguma palavra proveniente de Deus que não seja correta? Os fariseus puseram de lado os Mandamentos de Deus por causa das tradições dos homens. As palavras de seus antecessores tiveram mais importância do que as palavras de Deus. Assim era quando Jesus nasceu e cresceu. O Senhor Jesus desgostou-se muito ao perceber que as pessoas não aceitaram a Palavra de Deus.
Deus nos deu 613 artigos da Lei para nos ensinar que Ele é a Verdade, Ele é o nosso Deus, e o que são nossos pecados diante dEle, para nos mostrar Sua santidade. Portanto, porque todos somos pecadores diante dEle, devemos crer em Jesus, que foi enviado por causa do amor de Deus por nós, e devemos viver pela fé.


Aqueles que colocam de lado a Palavra de Deus não crendo nela, são pecadores. Aqueles que são incapazes de guardar Sua Palavra também são pecadores; porém, o pecado principal é rejeitar a Palavra de Deus. Quem assim procede irá para o inferno. Não crer é pecar diante dEle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário