Declaração, conjunta, baseada nos estudos deste capítulo.
Há
um cuidado de suma importância, a ser considerado, acerca da DIVINDADE E DA
HUMANIDADE DE JESUS CRISTO.
A
pessoa de JESUS CRISTO não é metade DEUS e metade homem.
JESUS
CRISTO É SIMULTÂNEA, TOTAL E INTEGRALMENTE DEUS E HOMEM.
III,
3, ALGUMAS TEORIAS ACERCA DAS DUAS NATUREZAS DE JESUS CRISTO.
Já
vimos neste capítulo que JESUS CRISTO é verdadeiro DEUS e verdadeiro homem.
Entretanto,
infelizmente, nem todas as pessoas crêem dessa forma, como a BÍBLIA SAGRADA nos
ensina claramente, 1ªJoãoּ 4:13.
Damos
a seguir várias teorias, ou doutrinas, infelizmente, erradas acerca da pessoa
de JESUS CRISTO.
Esta
palavra é uma derivação do grego doketes, de dokein, e tem o significado de “parecer”, “crer numa aparência”,
etc.
Surgiram
por volta de 70 d.C. E permaneceram até 170 d.C.
Os
docetas negavam a, verdadeira, humanidade de JESUS CRISTO, em virtude de
considerarem que as coisas materiais eram, por natureza, más (corruptas), por
isso, eram a sede de todo o pecado e de todo o mal.
Diziam:
“se o mal está na matéria e se JESUS CRISTO nunca pecou, então jamais teve
corpo material (humano)”.
Este
pensamento doutrinário era fruto das filosofias grega e pagã no interior da
IGREJA DE JESUS CRISTO.
III,
3, B, A TEORIA DOS EBIONITAS.
Apareceram
em 107 DC, negavam a natureza DIVINA de JESUS CRISTO.
Para
eles, JESUS CRISTO era apenas homem.
Era
um grupo composto por judeus, os quais, apesar de se intitularem CRISTÃOS, não
aceitavam a doutrina CRISTÃ da Trindade.
Para
eles, JESUS CRISTO era apenas um grande profeta, que se relacionava,
intimamente, com DEUS, porém, não era DEUS.
III,
3, C, A TEORIA DE ÁRIO.
O
arianismo apareceu em 325 DC, muitos aceitaram a tese de
Ário,
seu fundador, o qual negava a integridade e perfeição da natureza DIVINA de
JESUS CRISTO.
Para
eles, O VERBO QUE SE FEZ CARNE, Joãoּ
1:14, não era DEUS, mas um dos seres mais elevados do CRIADOR.
Assim
sendo, para eles, O VERBO não era mais do que uma criatura de DEUS.
Em
virtude desta concepção não conseguiam aceitar a encarnação de DEUS, na pessoa
humana de JESUS CRISTO.
Esta
teoria apareceu em 381 DC.
Conforme
Apolinário ensinava, JESUS CRISTO não tinha mente humana.
O
que JESUS CRISTO tinha de humano, era apenas o corpo e o espírito.
O
VERBO QUE SE FEZ CARNE, tomou o lugar da mente, por isso, JESUS CRISTO não era
homem perfeito.
Segundo
esta teoria, JESUS CRISTO era composto de corpo, verbo e espírito.
Portanto,
a teoria de Apolinário negava a integridade da natureza humana de JESUS CRISTO.
III,
3, E, A TEORIA DE NESTÓRIO.
Esta
teoria apareceu em 431 DC. através de Nestório.
Nestório,
negava a união verdadeira entre as duas naturezas de JESUS CRISTO.
Nestório
via em JESUS CRISTO duas partes ou divisões, uma humana e outra divina.
Quando
JESUS CRISTO dormia, era a parte humana que dormia.
Porém,
quando, por exemplo, repreendia os ventos, era a sua parte divina que estava em
ação.
A
verdade, porém, é que JESUS CRISTO não se divide em duas partes, JESUS CRISTO
não opera, ou age, parceladamente, age, isto sim, com toda a sua personalidade.
III,
3, F, A TEORIA DE EUTIQUES.
Esta
teoria ensina que, as duas naturezas de JESUS CRISTO fundiram-se de tal forma
que, formaram um terceira natureza, que não era divina nem humana.
Desta
forma, para eles, JESUS CRISTO não era divino nem humano.
Vimos
assim, várias teorias que tentam explicar a natureza de JESUS CRISTO, porém,
são teorias contrárias à BÍBLIA SAGRADA, portanto, dignas de repúdio pelo povo
de DEUS.
IV, A ENCARNAÇÃO
DE DEUS (JESUS
CRISTO).
Como
vimos no capítulo anterior, JESUS CRISTO é, simultaneamente, DEUS e homem.
Esta
realidade só é possível em virtude da encarnação de DEUS, na pessoa de JESUS
CRISTO, Joãoּ 1:14.
A
encarnação de DEUS na pessoa humana de JESUS CRISTO é o fato, ou a realidade de
DEUS, pela sua onipotência, fazer-se homem.
A
encarnação não eliminou nem diminuiu os atributos de DEUS.
Durante
o tempo da encarnação, DEUS continuou sendo DEUS, como é eternamente.
Pela encarnação, DEUS
assumiu, não só um corpo humano, mas a natureza humana completa.
A
natureza humana de JESUS CRISTO é, como a de todos os homens, composta, para os
dicotomistas, de corpo e alma, quanto ao corpo não há dúvida, quanto à alma, Matּ 26:38; Marּ 14:34; Joãoּ 12:27, para os tricotomistas é
composta de corpo, alma e espírito, Matּ
27:50; Lucּ 23:46; Joãoּ 19:30.
Em Joãoּ 1:14 vemos, claramente, DEUS
tornando-se homem, na pessoa de JESUS CRISTO.
A
única diferença entre JESUS CRISTO, homem, e os demais seres humanos, é o fato
de JESUS CRISTO jamais haver pecado, Isּ
53:9;
Hebּ 4:15; 1ªPedּ 2:21-23, nem
jamais pecará Hebּ 9:28.
A
encarnação proporcionou a JESUS CRISTO a possibilidade de ser tentado, Matּ 4:1-11; Marּ 1:12-13; Lucּ 4:1-13.
Em
virtude de JESUS CRISTO ser verdadeiro homem e em tudo ter sido tentado, a
encarnação propiciou ao ser humano um sumo sacerdote fiel e misericordioso, Hebּ 2:17, 4:15.
No
sexto capítulo, estudaremos sobre o sacerdócio de JESUS CRISTO.
Por
isso, JESUS CRISTO não é um justiceiro tirano, pelo contrário, é um sacerdote
fiel e misericordioso, porque entende as nossas tentações.
A
encarnação, também, foi necessária, para JESUS CRISTO fazer expiação pelos
nossos pecados (mais adiante estudaremos sobre isto).
O QUE JESUS CRISTO É
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QUAIS SÃO AS TEORIAS QUE NEGAM A HUMANIDADE DE JESUS
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QUAL É , A ENCARNAÇÃO DE DEUS
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