CRISTOLOGIA = TEOFANIA Xl

X, 2, PELA ASCENSÃO, DEUS EXALTA A JESUS CRISTO.

Como já vimos, anteriormente, a ascensão de JESUS CRISTO faz parte da sua exaltação.
Alguns fatos importantes, em virtude da ascensão de JESUS CRISTO:
A, A ASCENSÃO EXALTA JESUS CRISTO, APÓS A QUAL ESTÁ À DESTRA DO PAI.
B, A ASCENSÃO EXALTA JESUS CRISTO, O QUAL, BATIZA SUA IGREJA COM O ESPÍRITO SANTO.
C, A ASCENSÃO EXALTA JESUS CRISTO, O QUAL INTERCEDE CONSTANTEMENTE PELOS FILHOS DE DEUS.

X, 2, A, PELA ASCENSÃO O PAI EXALTA JESUS CRISTO E O COLOCA À SUA DESTRA.Antes da sua morte, JESUS CRISTO orou ao PAI, nestes termos “Glorifica-me ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”, Joãoּ 17:5.
Com a ascensão, o PAI responde a esta oração de JESUS CRISTO e o exalta.
Como já tivemos oportunidade de verificar, em sua morte na cruz, JESUS CRISTO foi humilhado, porém, com a sua ascensão, JESUS CRISTO é exaltado, já que o PAI o coloca ao seu lado, Colּ 3:1; Hebּ 1:3, 13, 8:1, 10:12, 12:2; 1ªPedּ 3:21-22.

X, 2, B, A ASCENSÃO EXALTA JESUS CRISTO, O QUAL, BATIZA SUA IGREJA COM O ESPÍRITO SANTO.[P4] 
JESUS CRISTO exaltado, batiza sua IGREJA com o ESPÍRITO SANTO,
Atּ 2:32-34.
João Batista havia dito que JESUS CRISTO batizaria com o ESPÍRITO SANTO e com fogo, Matּ 3:11; Marּ 1:78; Lucּ 3:16; Joãoּ 1:33.
Esta profecia se cumpriu, visivelmente, em Jerusalém, no dia de Pentecostes, imediatamente, posterior à ascensão de JESUS CRISTO ao céu, Atּ 2:1-13.
Porém, não foi apenas no dia de Pentecostes que JESUS CRISTO batizou com o ESPÍRITO SANTO, vejamos o que nos diz 1ªCorּ 12:13.
No último dia de uma das festas dos tabernáculos, o próprio JESUS CRISTO havia prometido que, todos os que nele cressem (como único e suficiente SALVADOR), receberiam (seriam batizados com) o ESPÍRITO SANTO, o qual ainda não fora dado porque JESUS CRISTO ainda não havia sido glorificado, Joãoּ 7:38-39.

X, 2, C, A ASCENSÃO EXALTA JESUS CRISTO, O QUAL, INTERCEDE CONSTANTEMENTE PELOS FILHOS DE DEUS.[P5] 
No CÉU, JESUS CRISTO está, constantemente, intercedendo pelo povo de DEUS, Hebּ 7:25, outra passagem BÍBLICA que reforça nossa fé no ministério intercessor de JESUS CRISTO é 1ªJoãoּ 2:12.

A volta de JESUS CRISTO é assunto de suma importância para todos os crentes nele, já que, com o seu regresso, se cumprirão os acontecimentos finais da história da humanidade.
Não entraremos aqui nas minúcias, nem nos aspectos relacionados ao regresso de JESUS CRISTO e ao milênio, mas, ao seu regresso como se fora um acontecimento isolado.


XI, 2, A VOLTA DE JESUS CRISTO SERÁ VISÍVEL A TODOS. Matּ 24:30; Marּ 13:26; Lucּ 21:27; Atּ 1:11; Apocּ 1:7.
01 Há quem afirme que a volta de JESUS CRISTO acontece no momento da conversão.
É verdade que JESUS CRISTO, na pessoa do ESPÍRITO SANTO, passa a habitar nos corações das pessoas arrependidas e convertidas, porém, este é um acontecimento espiritual.
Já a sua volta, como vimos acima, será visível e corporal.
02, Outros afirmam que a volta de JESUS CRISTO acontece quando um crente morre e sobe à sua presença no CÉU, porém, neste caso, o que acontece, é a ida do crente, não a volta de JESUS CRISTO.

Matּ 24:30; Marּ 13:26; Lucּ 21:27.
[P8] 01, Quando JESUS CRISTO veio à Terra, veio em estado de humilhação, Filipּ 2:58, e pobreza, Matּ 8:20; Lucּ 9:58, porém a sua volta será com poder e grande glória, repetimos, Matּ 24:30; Marּ 13:26; Lucּ 21:27.
02, Em virtude do seu poder e glória, Matּ 24:30, e devido à sua promessa, Joãoּ 14:13, JESUS CRISTO levará os salvos para o CÉU, Matּ 24:30-31; 1ªTessּ 4:16-17.
03, Porém, ainda em virtude do seu poder, as pessoas sem SALVAÇÃO ETERNA receberão o prêmio da sua incredulidade, qual seja, a condenação eterna, através de um julgamento geral, Matּ 25:31-46 (46); Joãoּ 3:18.
Portanto, sem entrarmos em muitos detalhes importantes acerca da volta de JESUS CRISTO, a sua maior tarefa, ou obra, é colocar os salvos, junto dele, no CÉU (gozo eterno) e os não salvos no inferno (sofrimento eterno).







............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ .........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário