A DOUTRINA DA SANTIFICAÇÃO lll

III. A Santificação Presente Do Crente

Há um sentido em que o crente está sendo santificado.
1. Referência Da Escritura A Ela
Em João 17:17,19; Rom. 6:19-22; 15:16; 1 Tess. 5:23; Heb. 2:11; 10:14; 12:14; 1 Ped. 1:15.
Há muitas outras passagens que, indiretamente, se referem à santidade presente do crente.
2. Como É  Que Ela É Realizada
(1). Deus É O Autor Dela
(2). O Espírito Santo É O Agente
O Espírito Santo realiza a nossa santificação presente por guiar (Rom. 8:14), transformar (Rm.12:2; 2Cr. 2:18), fortificar (Efe. 3:16), fazer frutífero (Gal. 5:22,23).
(3). A Morte De Cristo É A Base
A morte de Cristo provê a base para tudo da obra do Espírito Santo.
(4). A Palavra De Deus É O Instrumento Do Espírito
João 17:17. Isto está provado por todas as passagens que ensinam que a verdade promove obediência, previne e purifica do pecado, faz-nos odiar o pecado e causa-nos crescer na graça.
Salm. 119:9, 11, 34, 43, 44, 50, 93, 104; Heb. 5:12-14; 1 Ped. 2:2.
(5). A Fé É O Meio Principal
É pela fé que a instrumentalidade da Palavra se faz eficiente.
A fé é ao mesmo tempo o resultado da obra santificadora do Espírito e o meio principal para Sua obra santificadora do interior do nosso corpo.
(6). Nossas Próprias Obras São Também Um Meio Para Nossa Presente Santificação
Rom. 6:19.
Assim como o exercício físico é necessário ao crescimento espiritual.
O exercício físico desenvolve o apetite para o alimento, do qual recebemos nutrição que produz crescimento. O exercício espiritual desenvolve apetite para a Palavra de Deus, do qual recebemos nutrimento espiritual que produz crescimento na graça.
(7). Outros Meios Menos Diretos
Entre outros meios menos diretos em nossa presente santificação nomeiem-se a oração, o ministério ordenado de Deus (Efe. 4:11,12),
A Frequência à igreja e associação com crentes em capacidade comunal,
observância das ordenanças do batismo e da Ceia do Senhor,
a observância do dia do Senhor e o castigo e as providências de Deus.
Tudo dessas coisas ajuda para com a nossa presente santificação, não por causa de qualquer virtude intrínseca de si mesmas, mas somente como de um ou outro meio, trazem-nos em contato com a verdade divina, iluminam nossas mentes em relação a ela e trazem-nos a uma apreciação mais elevada dela e mais completa obediência a ela.
É somente desta maneira que o batismo e a Ceia do Senhor contribuem para a nossa presente santificação. Não são sacramentos e muito menos sacramentos concessores de graças.
A graça recebida por meio das ordenanças não é recebida ex opere operato – do mero ato de observância.
3. A Natureza Da Alma
É “aquela operação contínua do Espírito Santo, pela qual a santa disposição comunicada na regeneração é mantida e fortalecida” (Strong, Systematic Theology, pág. 483).
(1). O Que A. Santificação Não É:
A. Santificação Não é um melhoramento da carne
Nossa santificação inclui o corpo (1 Tes. 5:23), mas não tanto assim que altere essencialmente a pecaminosidade da carne.
A carne cobiça contra o Espírito (Gal. 5:17). Mesmo num soldado da cruz idoso e sazonado, como foi o apóstolo Paulo, vemos que a carne estava ainda inalterada (Rom. 7:14-24).
O corpo está incluído em que á alma, por meio da santificação, se dá maior controle sobre ele e assim está guardado, até certo ponto, de atos ostensivos de pecado; mas sua pecaminosidade essencial está latente.
B. Não é uma eliminação gradual de pecado na alma.
Como já notamos, a alma se torna impoluta na regeneração e se une com o Espírito Santo. Nenhum pecado fica na alma, portanto, a ser eliminado por nossa presente santificação.
(2). O Que A. Santificação É:
A. É uma manutenção progressiva e fortalecimento da alma em santidade.
Por meio de nossa presente santificação nossas almas são confirmadas em santidade. Santo foi Adão na criação, mas não foi confirmado em santidade.
A natureza progressiva de nossa presente santificação está bem implicada em Heb. 2:11 e 10:14, onde está empregado o particípio presente, que sempre denota ação progressiva.
B. A. Santificação É inteiramente interna.
Nossa santificação passada é em parte externa, mas a presente é inteiramente interna.
C. A. Santificação É prática.
Conquanto seja interna, contudo ela se manifesta externamente em vida prática cristã.
D. A. Santificação É experimental.
Nossa santificação passada pode ser só muito escuramente experiencial no tempo em que ela ocorre, mas a presente é definitivamente experiencial.
O crente sente e conhece o trabalhar do Espírito no seu coração, fortalecendo-o, transformando-o de graça em graça (2 Cor. 3:18), movendo-o à oração, aos estudo da Bíblia e outros exercícios e atividades cristãs.
E esta obra do Espírito no crente é a fonte de sua firmeza. É deste modo que o Espírito testemunha com os nossos espíritos que somos filhos de Deus (Rom. 8:18).
A. Santificação É sempre incompleta nesta vida.

A nova vida jamais ganha perfeito controle sobre a natureza carnal; Isto nos leva a considerar:

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