III. A Santificação Presente Do
Crente
Há
um sentido em que o crente está sendo santificado.
1. Referência Da Escritura A Ela
Em
João 17:17,19; Rom. 6:19-22; 15:16; 1 Tess. 5:23; Heb. 2:11; 10:14; 12:14; 1
Ped. 1:15.
Há
muitas outras passagens que, indiretamente, se referem à santidade presente do
crente.
2. Como É Que Ela É Realizada
(1). Deus É O Autor Dela
(2). O Espírito Santo É O Agente
O
Espírito Santo realiza a nossa santificação presente por guiar (Rom. 8:14),
transformar (Rm.12:2; 2Cr. 2:18), fortificar (Efe. 3:16), fazer frutífero (Gal.
5:22,23).
(3). A Morte De Cristo É A Base
A
morte de Cristo provê a base para tudo da obra do Espírito Santo.
(4). A Palavra De Deus É O Instrumento
Do Espírito
João
17:17. Isto está provado por todas as passagens que ensinam que a verdade
promove obediência, previne e purifica do pecado, faz-nos odiar o pecado e
causa-nos crescer na graça.
Salm.
119:9, 11, 34, 43, 44, 50, 93, 104; Heb. 5:12-14; 1 Ped. 2:2.
(5). A Fé É O Meio Principal
É
pela fé que a instrumentalidade da Palavra se faz eficiente.
A
fé é ao mesmo tempo o resultado da obra santificadora do Espírito e o meio
principal para Sua obra santificadora do interior do nosso corpo.
(6). Nossas Próprias Obras São Também
Um Meio Para Nossa Presente Santificação
Rom.
6:19.
Assim
como o exercício físico é necessário ao crescimento espiritual.
O
exercício físico desenvolve o apetite para o alimento, do qual recebemos
nutrição que produz crescimento. O exercício espiritual desenvolve apetite para
a Palavra de Deus, do qual recebemos nutrimento espiritual que produz
crescimento na graça.
(7). Outros Meios Menos Diretos
Entre
outros meios menos diretos em nossa presente santificação nomeiem-se a oração,
o ministério ordenado de Deus (Efe. 4:11,12),
A
Frequência à igreja e associação com crentes em capacidade comunal,
observância
das ordenanças do batismo e da Ceia do Senhor,
a
observância do dia do Senhor e o castigo e as providências de Deus.
Tudo
dessas coisas ajuda para com a nossa presente santificação, não por causa de
qualquer virtude intrínseca de si mesmas, mas somente como de um ou outro meio,
trazem-nos em contato com a verdade divina, iluminam nossas mentes em relação a
ela e trazem-nos a uma apreciação mais elevada dela e mais completa obediência
a ela.
É
somente desta maneira que o batismo e a Ceia do Senhor contribuem para a nossa
presente santificação. Não são sacramentos e muito menos sacramentos
concessores de graças.
A
graça recebida por meio das ordenanças não é recebida ex opere operato – do
mero ato de observância.
3. A Natureza Da Alma
É
“aquela operação contínua do Espírito Santo, pela qual a santa disposição
comunicada na regeneração é mantida e fortalecida” (Strong, Systematic
Theology, pág. 483).
(1). O Que A. Santificação Não É:
A.
Santificação Não é um melhoramento da carne
Nossa
santificação inclui o corpo (1 Tes. 5:23), mas não tanto assim que altere
essencialmente a pecaminosidade da carne.
A
carne cobiça contra o Espírito (Gal. 5:17). Mesmo num soldado da cruz idoso e sazonado,
como foi o apóstolo Paulo, vemos que a carne estava ainda inalterada (Rom. 7:14-24).
O
corpo está incluído em que á alma, por meio da santificação, se dá maior
controle sobre ele e assim está guardado, até certo ponto, de atos ostensivos
de pecado; mas sua pecaminosidade essencial está latente.
B.
Não é uma eliminação gradual de pecado na alma.
Como
já notamos, a alma se torna impoluta na regeneração e se une com o Espírito
Santo. Nenhum pecado fica na alma, portanto, a ser eliminado por nossa presente
santificação.
(2). O Que A. Santificação É:
A.
É uma manutenção progressiva e fortalecimento da alma em santidade.
Por
meio de nossa presente santificação nossas almas são confirmadas em santidade.
Santo foi Adão na criação, mas não foi confirmado em santidade.
A
natureza progressiva de nossa presente santificação está bem implicada em Heb.
2:11 e 10:14, onde está empregado o particípio presente, que sempre denota ação
progressiva.
B.
A. Santificação É inteiramente interna.
Nossa
santificação passada é em parte externa, mas a presente é inteiramente interna.
C.
A. Santificação É prática.
Conquanto
seja interna, contudo ela se manifesta externamente em vida prática cristã.
D.
A. Santificação É experimental.
Nossa
santificação passada pode ser só muito escuramente experiencial no tempo em que
ela ocorre, mas a presente é definitivamente experiencial.
O
crente sente e conhece o trabalhar do Espírito no seu coração, fortalecendo-o,
transformando-o de graça em graça (2 Cor. 3:18), movendo-o à oração, aos estudo
da Bíblia e outros exercícios e atividades cristãs.
E
esta obra do Espírito no crente é a fonte de sua firmeza. É deste modo que o
Espírito testemunha com os nossos espíritos que somos filhos de Deus (Rom.
8:18).
A.
Santificação É sempre incompleta nesta vida.
A
nova vida jamais ganha perfeito controle sobre a natureza carnal; Isto nos leva
a considerar:
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